Início do conteúdo

	
	

Projetos de Inclusão Social

Alunos Cantando
Os Projetos Sociais constituem-se em ações pedagógicas direcionadas para a formação do indivíduo, visando contribuir com a inclusão social.

Apresentação

sumário

Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade , além de despertar o sentimento de solidariedade.

Projetos Sociais

sumário

Pró - Integrado Fortaleza

Prepara os estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal para exames de seleção do IFCE.

A iniciativa é uma parceria da Instituição com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. O projeto, criado em 2004, prepara os alunos do ensino fundamental da rede pública do munícipio para os exames de seleção do IFCE. Cerca de 900 jovens por ano recebem aulas de Português, História, Matemática, Química e Biologia em unidades de ensino das Secretarias Executivas Regionais (SERs). As aulas são ministradas por estudantes de licenciaturas da UFC e IFCE

Mais informações: (085) 3307-3671

Pró - Técnico Pirambu
Capacita estudantes de escolas públicas do bairro Pirambu para ingressar na Instituição.

A Instituição prepara os estudantes de escolas públicas do bairro Pirambu, Região Metropolitana de Fortaleza, para ingressar no IFCE. Por meio da iniciativa, que conta com o apoio do movimento Emaús, mais de 40 estudantes são preparados, regularmente, para ingressar nos cursos técnicos ou integrados da Instituição. Além disso, a multinacional LG Electronics financia toda a estrutura de laboratórios e suporte didático para alunos de duas turmas de cursos dos técnicos em Conectividade e Desenvolvimento de Software.

Mais informações: (85) 3236-2082
 

Pró - Integrado Maracanaú
Os jovens do Distrito Industrial recebem preparação para ingressar nos cursos técnicos da Unidade de Ensino do Munícipio.

A Unidade de Ensino Descentralizada de Maracanaú e a Prefeitura Municipal colocaram à disposição dos estudantes turmas preparatórias para o Exame de Seleção da Entidade de Educacional. O projeto conta com o apoio de monitores universitários do IFCE e da UECE, que ministram as aulas no Centro de Treinamento do Distrito Industrial da UnED no município.

Mais informações: (85) 3307 3672

Escolinha Santa Elisa
O projeto contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental das escolas situadas no bairro Pirambu.

O projeto, iniciado em 1993 pelo IFCE, conta com a parceria da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará e o Movimento Emaús. A iniciativa contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas situadas no bairro Pirambu. Cerca de 90 jovens, estudantes da rede pública de ensino, recebem aulas de reforço escolar e participam de atividades socioculturais e de integração familiar.

Mais informações: (85) 32362083.

Rainha da Paz
A iniciativa contribui na educação de jovens portadores de necessidades especiais.

O projeto contribui com a educação de jovens portadores de necessidades especiais da Escola Regina Pacis. Os inscritos no programa participam de aulas de Noções Básicas de Informática, nos laboratórios do IFCE, e de Práticas Desportivas e Atividades Artísticas (música, teatro, escultura), sob a orientação de professores da própria escola e de alunos da Instituição.

Mais informações: (85) 3491 0056.

Raízes da Vida
A atividade é direcionada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas da terceira idade.

O projeto visa proporcionar aos idosos da comunidade, na qual a Instituição está inserida, um atendimento qualificado para a promoção da saúde física e mental. Há cinco anos, são oferecidas turmas de ginástica gerontológica, hidroginástica e programação sociocultural, incluindo festas comemorativas, passeios turísticos e palestras.

Mais informações: (85) 3307 3635.

Parque de Formação Integral do Tapuio
Desenvolve atividades socioeducativas, desportivas e culturais junto aos moradores da comunidade

O Parque de Formação Integral do Tapuio, localizado no limite dos municípios de Eusébio e Aquiraz, tem por objetivo desenvolver atividades socioeducativas, desportivas e culturais junto aos moradores daquela comunidade. A iniciativa recebe apoio do IFCE, por meio da oferta de formação profissionalizante. Um professor e um aluno monitor da Instituição ministram, aos sábados à tarde, o Curso de Eletricista Instalador Predial no local. No município de Aquiraz, em parceria com a Fundação de Formação Integral do Tapuio, alunos do Curso de Tecnologia em Mecatrônica capacitam jovens e adultos da comunidade, por meio do curso básico de Eletricista Residencial.

Mais informações: (85) 3260 2657.

Ilha Digital
A Instituição oferece serviços de Internet e impressão a baixo custo para a comunidade.

Desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente (SOMA), a Ilha Digital, disponibilizada pelo IFCE, na sede Benfica, oferece serviços de Internet e impressão a baixo custo para a população local. A iniciativa faz parte do Projeto Ceará Digital, que busca democratizar o acesso às tecnologias da informação.

Mais informações: (85) 3307 3635.

Saúde e Prevenção nas Escolas
Desenvolve ações preventivas contra a DST/AIDS, uso indevido de drogas e gravidez precoce.

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) conta com a parceria das Secretarias de Saúde e de Educação do Estado e do Munícipio. Ele visa promover ações preventivas contra a DST/AIDS, uso indevido de drogas e gravidez precoce. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos: capacitação de alunos multiplicadores de prevenção; carnaval da vida, com distribuição de preservativos; eventos culturais com apresentação de vídeos produzido pelos alunos do SPE desta Instituição e apresentação de Grupos de Teatros; comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e, ainda, distribuição mensal de preservativos para alunos cadastrados.

CID e NIT
Oferecer suporte aos municípios e distritos na área Tecnologia da Informação.

A Instituição, em parceria com o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia, implantou 39 Centros de Inclusão Digital (CIDs) e dois Núcleos de Informação Tecnológica (NIT). A iniciativa procura dar suporte aos municípios e distritos do Interior do Estado, mais carentes e distantes, com serviços de Internet, bibliotecas multimídia, capacitação profissional e possibilidade de geração de emprego e renda. As instituições existentes na região de Fortaleza darão suporte aos CIDs e aos NITs, principalmente aquelas referentes à formação de um Núcleo de Informática Educativa e às necessidades de cooperação de natureza técnico-científica.

  • CIDs: O Centro de Inclusão Digital é um ambiente com instalações e equipamentos que irão permitir a realização de cursos profissionalizantes e de atividades socioculturais, além de democratizar o acesso à informação, por meio de biblioteca multimídia, laboratório de Informática, sala de videoconferência e ambientes polivalentes.
  • NITs: O Núcleo de Informação Tecnológica é um espaço multidisciplinar voltado para o ensino, a difusão de conhecimentos práticos, a popularização da ciência e a promoção de atividades socioculturais, por meio de laboratórios de Ciências e Informática, biblioteca multimídia, espaços polivalentes e oficina de videoconferência (por infovias).
     

Laboratório Móvel de Informática
Transmitir o conhecimento para localidades que não possuem ilhas de inclusão digital.

O Laboratório Móvel de Informática é constituído de um ônibus equipado com 10 computadores e demais equipamentos de multimídia (LCD/ Telão). O objetivo é levar conhecimento para localidades que não possuem ilhas de inclusão digital. Os cursos são ministrados pelos alunos da Instituição, sob a supervisão dos professores. Além dos cursos básicos, a unidade móvel participa de Feiras Tecnológicas com oficinas de Informática Básica e Internet.

Cursos Profissionalizantes
Oferecer capacitação profissionalizante em Informática para estudantes da rede pública de ensino.

O projeto, desenvolvido pela Instituição, conta com a parceria da PUC-RJ e do Centro de Referência do Professor. A iniciativa visa ministrar cursos profissionalizantes de Informática para alunos de escolas de ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual do Ceará. As inscrições e seleção são feitas no Centro de Referência do Professor.

Pré-Vestibular
Prepara alunos do ensino médio da rede pública municipal e estadual para ingresso na universidade.

A Instituição desenvolve três cursos de pré-vestibular para alunos de ensino médio da rede pública municipal e estadual que desejam ingressar na universidade. Os bairros Pirambu, Aerolândia e Benfica são beneficiados pelo projeto, que conta com a parceria do Centro de Apoio ao Cidadão (CEACI), Movimento Emaús e CPQT. As aulas são ministradas por alunos da graduação do IFCE, da UFC e da UECE.

Contato

sumário

IFCE - Instituto Federal do Ceará
DIREC - Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307.3720
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.