Início do conteúdo


	
	

Tecnologia em Processos Químicos

alunos em laboratorio

Indústrias, laboratórios de empresas e instituições de pesquisa são locais de atuação do profissional da Química.

Apresentação

sumário

O Curso de Tecnologia em Processos Químicos possui duração de três anos. O estudante pode ingressar por meio do Vestibular, concorrendo às vagas oferecidas por ano na graduação, ou, ainda, pela Transferência de outro curso superior ofertado em outras instituições.

Duração: 3 anos e meio
Número de vagas: 30 vagas
Ingresso: Vestibular ou Transferência de outros cursos superiores da mesma área.

IV SEMANA DE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE DO IFCE

sumário

Acesse o link

 

Coordenador

sumário

  • Marcos Vinícios P. Ferreira
  • Coordenador do Curso de Tecnologia em Processos Químicos
  • Lattes
  • Contato
    E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    Fone: (85) 3307.3646

Guia da Profissão

sumário

Esse é um ramo da Química que estuda o conjunto de operações e reações aplicadas ao desenvolvimento de sistemas químicos e industriais, que levem à obtenção de bens e produtos com reconhecida utilização e valor comercial. O estudante interessado nesse curso precisa ter afinidade com as ciências exatas, gostar de leitura, pesquisa e raciocínio lógico.

O tecnólogo em Processos Químicos poderá desenvolver suas atividades na operação, controle e gestão dos processos das indústrias químicas, petroquímicas, eletroquímicas, têxteis, siderúrgicas, de produção de insumos químicos e de alimentos. Esse profissional alia o conhecimento técnico-industrial-químico aos conhecimentos de administração e economia industrial.

Ele é apto a gerenciar a produção de bens e serviços, assim como a tomada de decisão, notadamente nas pequenas e médias empresas do setor químico. A demanda de profissionais da área de Processos Químicos exige aptidões para trabalhar nas mais diversas funções existentes nas empresas, incluindo programação de processos químicos, equipamentos e instalações industriais e em cargos que vão desde supervisão até gerência.

Formação

sumário

O Curso foi concebido para preparar tecnólogos em Processos Químicos com as atribuições legais estabelecidas pela Resolução Normativa nº 36, de 25/04/74, do Conselho Federal de Química, que concede a esse profissional a possibilidade de atuar em serviços técnicos e em qualquer atividade na área da Química Tecnológica. Essa qualificação prática - experimental em Processos Químicos vem para atender à demanda da indústria brasileira por profissionais qualificados.

Mercado de Trabalho

sumário

O tecnólogo em Processos Químicos atua na indústria petroquímica, eletroquímica, farmacêutica e de produção de insumos. Ele planeja, gerencia e realiza ensaios e análises laboratoriais para registro e interpretação de resultados. Entre as suas funções, destacamos a seleção dos métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial, considerando em sua atuação a busca da qualidade, viabilidade e sustentabilidade.

Ocupações relacionadas à área de Tecnologia em Processos Químicos:

  • Gerência de Indústrias químicas, farmacêuticas e agroindústria
  • Supervisor de Laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas
  • Analista em Institutos e empresas de pesquisa e desenvolvimento de produtos
  • Pesquisador e professor em Instituições de Ensino

Prática

sumário

O aluno terá a oportunidade de desenvolver  as suas habilidades práticas através do  seu estágio supervisionado obrigatório contemplado na nossa  matriz curricular   bem como por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) ou pela disciplina Projeto Social, que contempla iniciativas de caráter social a serem executadas pelo aluno. Temos também nos nossos  laboratórios/núcleos atividades desenvolvidas  em diversos  projetos de pesquisa e desenvolvimento, financiados por diversos órgãos e empresas locais, nacionais e internacionais, como CNPq, FUNCAP, FINEP, ENDESA, entre outros que consubstanciam a pesquisa e a extensão Assim  nossa  infra-estrutura está direcionada visando  uma forte integração do Curso de Tecnologia em Processos Químicos tanto com a academia quanto com o mercado local e nacional.

Professores

sumário

Laboratórios

sumário

  • Laboratório Integrado de Águas Residuárias e de Mananciais (LIAMAR);
  • LIAMAR Móvel;
  • Laboratório de Tecnologia Ambiental (LATAM);
  • Laboratório de Química Analítica (LQA);
  • Laboratório de Análise Instrumental;
  • Laboratório de Tecnologia Química (LTQ);
  • Laboratório de Informática (LIQ)

Contato

sumário

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Curso de Tecnologia em Processos Químicos
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307.3646
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Dionísio Torres - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2300 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.