Início do conteúdo


	
	

Edificações

Estudante operando software de computador

A mão-de-obra especializada é uma das necessidades no canteiro de obras da construção civil.

Apresentação

Sumário

O Curso Técnico em Edificações forma profissionais do ramo da Construção Civil e possui duração de dois anos. O estudante pode ingressar por meio do Vestibular, concorrendo às vagas oferecidas por ano na graduação, ou, ainda, pela Transferência de outros cursos técnicos ofertados em outras instituições.

Duração: 2 anos
Número de vagas: definido conforme a demanda do mercado de trabalho.
Ingresso: Vestibular ou Transferência de outros cursos superiores da mesma área.

Coordenador

Sumário

Guia da Profissão

Sumário

Disciplinas como Física, Cálculo, Desenho e Matemática devem estar entre as preferidas do estudante que deseja ingressar nesse curso. Essa área profissional compreende atividades de planejamento que vão desde o acompanhamento e orientação técnica até a execução e manutenção de obras civis.

O técnico em Edificações deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite exercer liderança no desenvolvimento dos projetos. Além de conhecer e utilizar as formas contemporâneas de linguagem, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual.

O ramo da Construção Civil é destaque entre os setores que mais geram empregos no País, especificamente no que diz respeito à mão-de-obra especializada para o canteiro de obras. Segundo dados atuais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média mensal de carteiras assinadas é de trinta mil por mês. Essa é a atividade econômica que mais cresceu no período, com taxa de 8,89 pontos percentuais acima da média de crescimento de todo o Brasil.
(Fonte: Ministério do Trabalho)

Formação

Sumário

O Curso Técnico em Edificações visa à formação de profissionais técnicos de nível médio. Ele atua como gerenciador dos processos construtivos, utilizando métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos. A finalidade é garantir a qualidade e a produtividade dos processos da construção predial, sem perder de vista a segurança dos trabalhadores.

Mercado de Trabalho

Sumário

O técnico em Edificações atua no planejamento, execução e manutenção de obras. Ele desenvolve os projetos arquitetônicos e de instalações, dando a eles a forma gráfica adequada e detalhando as informações necessárias à execução da obra. O profissional gerencia o canteiro de obras no fluxo das atividades e fiscalização dos serviços.

Ocupações Ligadas à área do Curso Técnico em Edificações:

  • Aprovar projetos de edificações em órgãos públicos.
  • Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos e demarcações de terrenos.
  • Elaborar representação gráfica de projetos.
  • Propor alternativas para uso de materiais e técnicas construtivas.
  • Elaborar cronogramas e orçamentos.
  • Supervisionar as sucessivas etapas construtivas de obras.
  • Executar e acompanhar projetos de instalações prediais.

Prática

Sumário

O Curso Técnico em Edificações permite a prática curricular ao aluno por meio do estágio supervisionado em empresas. Essa ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O estudante é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O Estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do 3º semestre.

Experiência

Sumário

“Ao finalizar o Curso Técnico em Edificações, fui contratado pela empresa onde realizei meu estágio supervisionado. Um ano depois, consegui aprovação em Concurso Público para o cargo de Desenhista Copista no CEFETCE. Entretanto, não parei meus estudos e prossegui em busca da minha formação profissional superior. O técnico em Edificações é um profissional que possui capacidade organizacional, espírito de liderança, senso crítico, postura ética e responsabilidade social. Ele interage com dinamismo e criatividade no mundo do trabalho e na sociedade.”

Paulo César Cunha Lima

Técnico em Edificações. Graduado em Arquitetura e Urbanismo na UFC. Mestrado em Engenharia Civil e Saneamento Ambiental - UFC.

Professores

Sumário

Laboratórios

Sumário

  • Laboratório de Mecânica dos Solos
  • Laboratório de Materiais de Construção
  • Laboratório de Topografia
  • Laboratório de Aerofotogrametria
  • Laboratório de CAD
  • Laboratório de Geoprocessamento
  • Sala Temática de Tecnologia das Construções

Contato

Sumário

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Curso Técnico em Edificações
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307.3605 / 3307.3604
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Dionísio Torres - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2300 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.