Início do conteúdo


	
	

Tecnologia em Telemática

Aluno em laboratorio de eletronica

O crescimento do mercado de telefonia fixa e móvel aumentou a demanda de empregos para a área de Telemática.

Apresentação

Sumário

O Curso de Tecnologia em Telemática possui duração de 3 anos. O estudante pode ingressar por meio do Vestibular, concorrendo as 30 vagas oferecidas por ano na graduação, ou, ainda, pela Transferência de outros cursos técnicos ofertados em outras instituições.

Duração: 3 anos e meio
Número de vagas: 30 vagas
Ingresso: Vestibular ou Transferência de outros cursos superiores da mesma área.

Coordenador

Sumário

  • Nídia Glória da Silva Campos
  • Coordenadora do Curso de Tecnologia em Telemática
  • Lattes
  • Contato
    E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    Fone: (85) 3307.3607

Guia da Profissão

Sumário

A Telemática é o conjunto de tecnologias da informação e da comunicação, resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes). Essa união das referidas áreas possibilitou o processamento de grandes quantidades de dados, em curto espaço de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do Planeta.

Ao ingressar nesse curso, o estudante precisa ter afinidade com as disciplinas que envolvem conhecimentos na área de exatas, como Física e Matemática. Liderança, raciocínio lógico e paciência são requisitos importantes para atuar na profissão, pois será necessário planejar e inplementar serviços e equipamentos de redes, bem como criar protocolos e aplicações para comunicação de dados associando recursos de informática e telecomunicações.

Quanto ao mercado, os profissionais da Telemática podem atuar nas diversas áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), abrangendo empresas de telecomunicações e de desenvolvimento de sistemas de informação em geral. Entre as principais habilidades do tecnólogo em Telemática, destacamos: desenvolver protótipos de sistemas embarcados, móveis, telecomandados, dedicados e de comunicação de dados; instalar, configurar, certificar e elaborar projetos lógicos e físicos de Redes de Comunicação.

Formação

Sumário

O Curso de Tecnologia em Telemática abrange conhecimentos em Eletrônica, Informática e Telecomunicações, aplicados aos sistemas de comunicação e sistemas embarcados. A graduação caracteriza-se pelo estudo de técnicas para geração, tratamento e transmissão da informação.

Mercado de Trabalho

Sumário

O profissional do Curso de Tecnologia em Telemática poderá atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de TV a cabo e por assinatura, provedores de acesso à Internet e empresas com redes de computadores e sistemas embarcados. Outra possibilidade para atuação é o empreendedorismo, ou seja, o aluno desenvolver seu próprio negócio segundo a demanda do mercado local.

Ocupações relacionadas à área de Tecnologia em Telemática:

  • Analista de Suporte
  • Administrador de Redes de Computadores
  • Coordenador de CPD
  • Gerente de TI
  • Consultor de Telecomunicação.

Prática

Sumário

O Curso de Tecnologia em Telemática permite a prática curricular ao aluno por meio do estágio supervisionado em empresas e pela disciplina Projeto Social. Essa ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O aluno é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O Estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do 3º semestre. A disciplina Projeto Social se refere a qualquer iniciativa de caráter social que possa ser executada pelo aluno, desde que contemple o desenvolvimento do senso de cidadania.

Professores

Sumário

Laboratórios

Sumário

  • Laboratório de Topografia
  • ITTI (Instituto de Telemática)
  • LAMBDA (Laboratório de Computação Móvel, Inteligente e Distribuída)
  • NASH (Núcleo Avançado de Engenharia de Software Distribuídos e Sistemas Hipermídia)
  • LPS (Laboratório de Processamento de Sinais)
  • SISCOME (Sistemas de Controle e Medição de Energia)

Contato

Sumário

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Curso de Tecnologia em Telemática
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307.3607
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.