Início do conteúdo

	
	

Mecânica Industrial - EJA

Aluno em laboratorio de soldagem

A demanda de profissionais qualificados na produção industrial incentiva o aperfeiçoamento da mão-de-obra.

Apresentação

Sumário

O Curso Técnico Integrado em Mecânica Industrial forma profissionais na área da Indústria e possui duração de três anos. O estudante pode ingressar por meio do Exame de Seleção, concorrendo as 30 vagas oferecidas por ano, ou, ainda, pela Transferência de outros cursos técnicos ofertados em outras instituições.

Duração: 3 anos
Número de vagas: 30 vagas
Ingresso: Vestibular ou Transferência de outros cursos superiores da mesma área.

Coordenador

Sumário

Guia da Profissão

Sumário

O crescimento da produção industrial no País é significativo para o incentivo à especialização da mão-de-obra no mercado de trabalho. O técnico em Mecânica Industrial integra essa demanda tão solicitada pelos vários ramos do setor secundário da economia brasileira. O estudante dessa área desenvolverá, ao longo da sua formação, competências e habilidades, como espírito crítico, criatividade e avançada formação tecnológica.

Assim, faz-se necessário formar profissionais habilitados a desenvolver atividades de caráter técnico e profissional, de acordo com a legislação em vigor, e numa perspectiva de desenvolvimento social, econômico e político. O Curso Técnico Integrado em Mecânica Industrial tem como objetivo habilitar o aluno em planejamento, controle e supervisão de processos de usinagem, montagem, instalação, manutenção e desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos.

Ele poderá exercer atividades em empresas públicas e privadas, que utilizem equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos, eletromecânicos, inclusive os assistidos por computadores, tais como: montadoras e concessionárias de veículos, empresas de ônibus, locadoras de automóveis e oficinas especializadas.

Formação

Sumário

O Curso Técnico Integrado em Mecânica Industrial capacita o estudante a desenvolver as seguintes atividades: analisar projetos de máquinas e equipamentos mecânicos; interpretar desenhos de mecânica geral; esboçar peças e conjuntos; conhecer métodos e processos de produção, de tecnologias de máquinas e ferramentas, materiais e processos de usinagem; aplicar corretamente as normas de mecânica relacionadas com a construção de máquinas e aparelhos.

Mercado de Trabalho

Sumário

No campo de atuação, o técnico em Mecânica Industrial poderá trabalhar em qualquer tipo de indústria que possua máquinas e equipamentos, como automobilística, naval, química, petroquímica, alimentícia, metalúrgica, além de empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial.

Ocupações Ligadas à área do Curso Técnico em Mecânica Industrial

  • Auxiliar de Mecânica
  • Analista de Projetos
  • Gerente de Manutenção
  • Supervisor

Prática

O Curso Técnico em Mecânica Industrial permite a prática curricular ao aluno por meio do estágio supervisionado em empresas. Essa ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O estudante é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O Estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do 3º semestre.

Experiência

Sumário

Professores

Sumário

Laboratórios

Sumário

    Links

    Sumário

      Contato

      Sumário

      IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
      Curso Técnico em Mecânica Industrial

      Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646
      Planalto Cep: 63040-000
      Fone/Fax: (88) 2101-5300
      email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

       

      Fim do conteúdo
       

      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
      Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

      Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


      Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.